1 | 2 | 3   

10/06/2010

Emagrecimento e gasto calórico

Essa é uma questão muito discutida e, às vezes, tratada de forma inadequada, principalmente pelos mitos que existem e persistem até hoje na musculação, como o tradicional “você só vai começar a perder gordura depois de 40 minutos na esteira”.

Para ilustrar essa citação, vejamos um exemplo.
Imaginemos dois indivíduos com o mesmo peso e percentual de gordura, treinando 3 vezes por semana.
O indivíduo número 1 treina em uma intensidade alta por 15 minutos e tem um gasto calórico de 300kcal.
Já o indivíduo número 2 tem uma intensidade de treino mais baixa e o tempo de duração é de 45 minutos, sendo o gasto calórico total de 300Kcal.

Diante desta situação e, esquecendo, no momento, particularidades fisiológicas, quem você acredita que emagreceu mais depois de 3 meses?
A resposta é: nenhum dos dois.
Isso porque o emagrecimento está diretamente relacionado com o gasto calórico. É compreensível que o indivíduo 1 tenha utilizado mais glicose como fonte de energia durante o exercício, porém o lipídio não utilizado é usado para compensar a glicose no funcionamento dos órgãos vitais. Consequentemente, o indivíduo 2 utiliza-se mais de lipídios como fonte de energia para a atividade, porém, o gasto calórico despendido pelos dois é o mesmo em cada sessão de treino. Assim, a tendência de emagrecimento é igual aos dois indivíduos mesmo com um deles tendo um volume de treino muito maior do que o outro.

É bom salientar que cada um de nós tem um nível de condicionamento e é a partir dele que vai ser prescrita a atividade. E com uma idéia de progressão de intensidade, a tendência é de melhora no condicionamento físico e consequentemente no desempenho da atividade realizada, assim devemos respeitar nossos limites e treinar de acordo com a adaptação do nosso corpo aos estímulos solicitados.

Leia Também

Cuide de sua Postura
  • Personal Trainer

    Esse serviço é oferecido àqueles que desejam ter exclusividade, objetividade e eficiência no planejamento e na execução de seu treinamento.

  • Avaliação Física

    A avaliação física é fundamental para identificar o perfil do aluno, suas restrições, estabelecer metas e mostrar seus resultados.

  • Consultoria em Treinamento

    Esse serviço é oferecido para quem já tem experiência com treinamento e precisa de um estímulo e uma orientação com o custo menor que o personal training.

  • Parceiros

 
 
Fazer musculação além de cuidar do corpo faz bem para a mente. Hoje é uma questão estética mas também de saúde geral. Fazer musculação orientada com supervisão de um profissional adequado e experiente é fundamental e se torna uma forma mais dinâmica e interessante de praticar um esporte, além de proporcionar cuidados básicos de postura, por exemplo. As minhas aulas acompanhadas têm sido bem mais motivadoras. São circuitos que misturam exercícios aeróbicos e musculação. O cuidado que o Guilherme tem com todos os detalhes é super importante além do ritmo e sequência que dá nas aulas. No final da aula sinto que fiz a melhor possível e de forma correta!
 A.M., 33 anos - Gerente de vendas
Ver mais depoimentos

Fone

(51) 3779-7922

Celular

(51) 8451-7922

E-mail

personal@guilhermediel.com.br

Porto Alegre - RS

Preencha os campos abaixo para entrar em contato comigo
Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva
Guilherme Diel - Todos os direitos reservados