1 | 2 | 3   

10/06/2010

Cuide de sua Postura

O que é ter uma boa postura? Existe a postura certa e a errada? Mas será que a postura certa para você é certa também para outra pessoa? A verdade é que cada vez mais os hábitos de vida moderna contribuem para um estilo de vida mais sedentário e prejudicial ao nosso corpo.

Trabalhar por horas sentado na frente de um computador é uma situação comum em nosso cotidiano e motivo de estresse, desconfortos e dores, principalmente na coluna. Mas existem maneiras para amenizar tais problemas. Existem referenciais anatômicos que tendem a manter nossa estrutura corporal sem causar danos a mesma.
De uma forma mais abrangente, vão aí algumas dicas que podem ser assimiladas para qualquer atividade:

- Observe e pense os movimentos que está realizando
- Faça as coisas com calma
- Analise as possibilidades ao seu redor
- Evite tensões desnecessárias
- Respeite seus limites
- Seja tolerante consigo mesmo, com os outros e com as coisas a sua volta
- Pare e respire
- Faça pequenos intervalos durante uma atividade realizada


Dicas mais específicas podem ser utilizadas para determinadas atividades com as quais nos deparamos no dia a dia, tais como: sentar e levantar, deitar, permanecer sentado, pegar e carregar objetos no chão e no alto, etc...
Estas atividades aparentemente básicas são precursoras de atividades de vida diária como trabalhar frente ao computador, cuidar do jardim, fazer faxina, carregar compras, dirigir, ler e assistir televisão deitado, entre outras. Para elas, podemos ter atenção com os seguintes detalhes:

- Faça intervalos e mude de posição regularmente em suas atividades
- Respeite as curvaturas da coluna vertebral
- Sente-se sobre os ísquios
- Incline-se para frente a partir do quadril
- Mantenha a cabeça móvel sobre o pescoço
- Deixe a cintura escapular repousar ao elevar os braços
- Empurre o chão com os pés ao invés de “puxar-se” para cima pela coluna
- Use as articulações dos membros inferiores ao abaixar-se
- Evite torções da coluna ao pegar e deslocar peso
- Enfim, cuide de suas necessidades!


Lembre-se:
Uma boa postura é nos sentirmos confortáveis em determinadas posições, sem que elas prejudiquem nosso corpo. Para isso, é preciso que encontremos nossa “postura ideal”, através do conhecimento do nosso corpo e da experimentação dos movimentos possíveis.

Leia Também

Emagrecimento e gasto calórico
  • Personal Trainer

    Esse serviço é oferecido àqueles que desejam ter exclusividade, objetividade e eficiência no planejamento e na execução de seu treinamento.

  • Avaliação Física

    A avaliação física é fundamental para identificar o perfil do aluno, suas restrições, estabelecer metas e mostrar seus resultados.

  • Consultoria em Treinamento

    Esse serviço é oferecido para quem já tem experiência com treinamento e precisa de um estímulo e uma orientação com o custo menor que o personal training.

  • Parceiros

 
 
Os motivos que me levam a prática do exercício estão relacionados à saúde. Para mim, o atendimento personalizado cria comprometimento por parte do aluno, com dia e horário previamente agendados com o professor. Além disso, os treinos são montados, modificados e acompanhados para atender a necessidades específicas. Na escolha de um profissional, levo em conta sua formação acadêmica, experiência, qualificação, conhecimento e postura profissional. Assim, tenho como objetivo obter um melhor condicionamento físico, aumentar a massa muscular e ter controle da pressão arterial. Minhas aulas são satisfatórias
 J.A.A.W., 61 anos – Contador
Ver mais depoimentos

Fone

(51) 3779-7922

Celular

(51) 8451-7922

E-mail

personal@guilhermediel.com.br

Porto Alegre - RS

Preencha os campos abaixo para entrar em contato comigo
Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva
Guilherme Diel - Todos os direitos reservados